postando em 11 de agosto de 2015

Oi pessoal, como vocês estão?

Acreditam que minhas aulas já começaram? Pois é, não consegui nem piscar os olhos, e já estou na sala de aula novamente. O bom é que o segundo semestre do ano geralmente é mais rápido devido aos feriados e as festas de final do ano, que bom não é mesmo? haha

Voltando ao post, vocês sabem que participo lá do grupo Rotaroots, então, todo mês eles lançam diversos temas para Blogagem Coletiva, Memes e temas livres, o primeiro tema que escolhi para este mês foi “5 coisas legais que meu blog tem e o seu não“.

Confesso pra vocês que está sendo bem difícil escrever esse post, afinal sempre quando entro num blog costumo ver no que ele é melhor do que o meu, e esse post me faz fazer justamente o contrário, ver o que meu cantinho tem que não encontro nos outros blogs. Não comparei com todos os blogs que conheço, somente com alguns, então espero que compreendam a minha listinha.

rotaroots, BEDA #11: Blogagem Coletiva Rotaroots

5 coisas legais que meu blog tem e o seu não
Fotos autorais

Logo no início do blog, ha bastante tempo, eu usava imagens do google, porém isso me incomodava, pois as vezes a mesma imagem aparecia em vários blogs, então o blog perdia um pouco de “originalidade”. Como já contei aqui, eu fotografo desde os 14 anos quando ganhei minha primeira câmera, então me aventurei a fotografar e usar minhas fotos nos posts, e não é que deu certo? A receptividade dos leitores foi ótima e hoje a maioria dos posts trazem fotos de minha autoria, quando não minhas, do meu namorado que sai comigo sempre para fotografar. Acredito que o post fica muito mais bonito, além de chamar a atenção dos leitores quando usamos nossas próprias fotos.

Qualidade de imagens

Esse é outro item que sempre percebo em alguns blogs: imagens pequenas demais ou “esticadas” de forma que ficam embaçadas =/ Por isso quando tiro fotos procuro sempre usar a maior resolução possível, fotografar durante o dia, usar flash somente se não tiver opção (acredito que muito flash tira a beleza natural da imagem) e também para evitar ruído na imagem. Por isso sempre que me programo para fotografar algo para o blog, costumo sair de casa 7h da manhã, assim o dia está claro, bonito, não tem muito trânsito, e você consegue fotos incríveis. Essa dica vale se for passeio, look do dia, ensaio fotográfico, preparação prévia é o mais importante. Outro horário que é muito bom para fotos é a “golden hour”, que é próximo ao pôr do sol, a luz fica muito linda, para looks do dia então, é perfeito. #ficadica

Textos sem erros de português

Se tem uma coisa que sou extremamente exigente é com a correção ortográfica. No primeiro semestre da faculdade fiz uma matéria extra curricular no curso de Jornalismo, aprendemos a escrever de tudo, textos para jornal, revista, editorial, além é claro, revisão de texto. Além de revisar nossas matérias, tínhamos que ler e verificar dos colegas, esse exercício foi muito bom, pois hoje antes de colocar um post no ar reviso umas cinco vezes, e mesmo assim quando está no ar costumo revisar novamente. Se não sei como escreve uma palavra vou no dicionário procurar, uso sinônimos, ou tento escrever de uma forma mais fácil. Essa matéria me ajudou muito, e isso traz qualidade aos meus textos.

Layout clean

Desde que entrei na blogosfera, ou antes ainda, nunca gostei de nada chamativo, como roupas, maquiagem, sapatos, sempre preferi cores mais neutras e essa característica acabei trazendo para o blog. Sempre tento trabalhar com uma paleta de cores reduzida (algumas paletas tem 5 cores, mas acho muito) no caso do layout atual uso duas: rosa e azul. A atenção precisa estar voltada para o conteúdo, se o blog tem cores chamativas, imagens piscando, pop up abrindo toda hora, os leitores perdem o interesse na leitura e podem sair do blog mais rápido. Pelo menos essa é minha visão quando acesso alguns blogs.

Diversidade de conteúdo

E por último mas não menos importante meu cantinho traz diversidade de assuntos, aqui você encontra posts sobre fotografia, tags, séries, filmes, viagens, resenhas, dicas de aplicativos, música, e vários outros. Acredito que o blog tem leitores que gostam de coisas diferentes, se eu escrever somente sobre um assunto pode se tornar monótono e os leitores perderem o interesse. Da forma que levo o blog cada dia atinjo um nicho diferente, e isso faz com que o leitor se sinta à vontade. É diferente de um blog que não tem foco, ou de outros que escrevem somente sobre livros. Quem vai procurar um blog literário? Somente quem gosta de ler, está procurando resenhas ou saber dos lançamentos, isso torna o nicho restrito, compreendem? Então gosto de manter meu cantinho assim, cada novo leitor lê aquilo que gosta.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Ufa, terminei! Gente esse foi um dos posts mais difíceis de escrever desde que tenho blog, acreditam? Mas consegui uhulll \o/

Não penso que meu blog é melhor do que o de ninguém, mas essas são algumas coisinhas que valorizo por aqui e acredito que é um diferencial. Espero que vocês leitores se sintam cada dia mais acolhidos, pois faço com carinho pra vocês, afinal não tem motivos para escrever se vocês não estiverem ai do outro lado para me acompanhar, concordam?

Que vocês continuem acompanhando o blog e se possível deem sugestões para novos posts, afinal sua participação é muito importante.

Esse post foi escrito para a Blogagem Coletiva do Rotaroots do mês de agosto, caso queiram ler o que outros blogueiros escreveram, é só participar do grupo lá no facebook clicando aqui.

E o seu blog, o que ele tem que os outros não tem? Já parou para pensar porque as pessoas gostam do seu cantinho?

Beijos pessoal,
Érika

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+

badge_post_01

Érika Monteiro
Post escrito por Érika Monteiro

Estudante de Administração, fotógrafa nas horas vagas. Tem como hobby assistir séries, filmes, ir ao cinema e ouvir música sertaneja. Tem um amor incondicional por flores.
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...