postando em 21 de julho de 2015

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje é terça-feira uhulll dia de Papo Fitness aqui no blog. Conforme prometido meu professor respondeu as perguntinhas que vocês deixaram em todos os posts e também as que recebi por e-mail. Ele disse que se vocês tiverem mais alguma dúvida, ele vai respondendo aos poucos, ok?

papofitness, Papo Fitness: André Vasques responde

1.Você aconselha algum remédio para acelerar o emagrecimento? Se sim, qual? E o que você acha de usá-los?

R. Como é de praxe muitas pessoas aconselham umas às outras a utilizar algum tipo de medicamento para auxiliar no emagrecimento. Para tanto o ideal é saber em qual condição física e clínica o qual se encontra. Com isso será mais certeiro o tipo de fármaco a ser utilizado, sempre ministrado por um medico é claro. Apostaria em alimentos funcionais para ajudar no emagrecimento, além do mais remedios sempre trazem efeitos colaterais, quando utilizado por longos períodos, bem como prejudica órgãos que produzem hormônios. A exemplo disso está o caso clássico de hipotiroidísmo. Isso acontece quando a glândula tireoíde para de produzir os hormônios que lhe são comuns, levando à um descontrole e posteriormente a ergorda patogênica.

2.Qual a importância de um nutricionista para a perda de peso? Ele realmente ajuda?

R. A ajuda de um nutricionista sempre é bem vinda e de suma importancia para que você redefina sua rotina alimentar. Mas na nutrição como em qualquer outra área de atividade, dependendo da localidade, você pode se frustrar ao encontrar um profissional desatualizado, ou seja, aquele que sempre vem para você com uma dieta pré-pronta. Portanto a minha dica é que para que você se intere um pouco mais sobre o teor e qualidade nutricional. Hoje com várias possibilidades de comunicação temos como ficar melhor informados sobre tudo o que consumimos. Para começar, comece a ler o que você vai colocar no carrinho antes de comprar. Perceba quantas calorias tem o alimento, se é orgânico ou não, se é livre de glútem, se é rico em açúcar, se apresenta gordura trans, se é rico em sódio. Esse será um ótimo começo. Uma ótima dica é evitar alimentos industrializados, pois a maioria deles possui algum tipo de conservante.

3.Como permanecer firme na dieta e evitar ganhar os quilos novamente?

R. O ideal é não seguir uma dieta radical para começar bem. Pois o organismo entende a privação do substrato do alimento, e o ver novamente na corrente sanguínea vai logo estocá-lo. Portanto o importante é evitar alimentos que não sejam saudáveis, fazendo disso sua própria dieta. Dessa maneira você conseguirá manter uma alimentação balanceada para vida toda. Evite açúcares, ou seja, carboidratos, e valorize mais as proteínas em sua rotina de alimentação, pois como já sabemos, a proteína tem menos facilidade de se transformar em gordura. Procure também alguma atividade física que lhe traga alguma motivação. O ideal sempre é procurar um nutricionista para identificar suas necessidades.

4.Como aumentar e desenvolver massa magra?

R. A massa magra tem várias bases fisiológicas para seu desenvolvimento. Entre elas estão o genótipo e o fenótipo, a grosso modo, a primeira é aquela que diz respeito a sua caracterísica genética e a outra é a mutação do corpo frente ao meio em que você vive. Assim sendo, não existem milagres quando estamos falando de uma alimentação ruim e de uma atividade com o fim errado. Portanto o ideal é consumir mais alimentos proteícos, assim como o ovo e a albumina. Sou um pouco contra os hávidos consumidores de whey protein, embora reconheça seu valor quando for necessário. Suplementos que se dizem hipercalóricos também não são bem vindos. Assim o segredo da massa muscular está presente no treino de hipertrofia que você faz, orientado por um profissional e o incremento de proteína na alimentação diária.

Saiba mais sobre o André

Graduado em Educação Física e Esportes, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Medicina da USP

Ex-diretor clínico da empresa Biocorpore (Centro Científico da Atividade Física e Esporte) Ltda, e criador dos serviços “Biocorpore Health” de reabilitação e condicionamento físico para pacientes com patologias gerais (Instituto de Moléstias Cardio-vasculares – Angiocorpore), “Office Health”, de orientação de atividades físicas voltadas ao ambiente de trabalho (Publicar do Brasil) e “Play Testing”, programa de compra e venda de jogadores de futebol (Portuguesa Santista F. C.).

Consultor de Fisiologia do Exercício e Avaliação Física da Cooperativa do Fitness.

Presenter Internacional da Convenção Internacional Fitness Brasil 2005. E convidado da primeira Convenção Internacional Fitness Brasil voltada à “Qualidade de Vida”, realizada em Curitiba.

Conquistou diversos prêmios brasileiros, sul-americanos, pan-americanos e copas do mundo, como fisiologista do exercício da equipe de Natação Competitiva do Unisanta, e dos atletas da Seleção Brasileira de Natação (CBDA).

Ex-coordenador da rede de franquias de avaliação física da Pelé Club, e palestrante de convenções nacionais e internacionais.

Criador do método atual de avaliação física e clínica da rede de academias Pelé Club.

ANDRÉ LUIS DA SILVA CREF 013376/G-SP E 018094/G-SC

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Gostaria de deixar registrado meu “muito obrigada” ao Prof. André pela boa vontade e por abrir um espaço na sua agenda e contribuir com seu conhecimento esclarecendo algumas dúvidas.

Bom pessoal, se a sua pergunta ainda não foi respondida, não se preocupe, em breve farei novo post, aguardem!

Espero que tenham gostado, até amanhã!

Beijos,
Érika

Papo Fitness: André Vasques responde

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Érika Monteiro
Post escrito por Érika Monteiro

Estudante de Administração, fotógrafa nas horas vagas. Tem como hobby assistir séries, filmes, ir ao cinema e ouvir música sertaneja. Tem um amor incondicional por flores.
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