postando em 23 de março de 2015

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Como foi o final de semana? Aqui no litoral fez sol no sábado, o dia estava muito bonito, mas no domingo choveu e ficou nublado, mesmo assim conseguimos passear e fazer zumba haha

Vamos ao post de hoje? Vocês sabem o quanto gosto de blogagem coletiva não é mesmo? Participo de vários grupos que promovem esse tipo de post, entre eles o Rotaroots, o Coisas de Blogueiras e Blogs que interagem, vocês conhecem algum deles? Participa lá! Sempre que posso participo, é o caso do post de hoje, o tema escolhido pela equipe do Rotaroots não poderia ser mais leve e delicioso de escrever: “7 dicas para quem está começando“.

rotaroots, Rotaroots: 7 dicas para quem está começando

Não sou nenhuma expert no assunto, mas com quase três anos neste mundo de blogs acho que sei alguma coisinha né, então o pouco que sei vou compartilhar com vocês.

Conteúdo exclusivo

É complicado falar sobre conteúdo exclusivo quando tudo que você pensa já está na internet. É um grande desafio diário para nós blogueiras colocarmos no “papel” algo que alguém já não tenha escrito ou pensado antes. Porém o principal é que você seja autêntica, que escreva sobre sua rotina, sobre coisas que você gosta, ou não gosta, lugares que quer conhecer ou já conheceu, sobre seus sonhos, enfim, o blog precisa mostrar sua essência, e isso não conseguimos copiar da internet, vocês concordam? Um dia desses vi que uma blogueira participava do projeto xonx (aquele projeto fotográfico), e então ela pegou fotos do google e montou o post. Pessoal este projeto é para pessoas que gostam de fotografia, que querem mostrar se fotografam com o celular ou câmera, o essencial é mostrar como você vê o mundo, e não copiar. #ficadica

Fotografia

Quando comecei o blog, tinha uma câmera e um celular, ambos bem simples, eu pensava que minhas fotos não eram boas para ilustrar os posts, então eu sempre pegava do google. Quando eu fazia posts de viagens, ou projetos fotográficos, muitos leitores elogiavam minhas fotos, então comecei a pensar porque não? Aí comecei a ilustrar meus posts com fotos tiradas por mim mesma, hoje de vez em quando uso do google, mas prefiro usar as minhas, assim evita problemas de direitos autorais, vocês sabem como funciona não é mesmo? Tente sempre usar fotos de sua autoria, com certeza deixará seu blog mais profissional. Lembrando que, nada de fotos escuras, esticadas, borradas ou que não é possível enxergar o que foi fotogrado hein #dica2

Criatividade

Essa dica está um pouco ligada ao conteúdo, uma vez que todos os dias vejo muitas blogueiras comentando que não tem criatividade para postar. Como assim estão sem criatividade? O mundo é tão cheio de opções: livros que você leu, filmes que assistiu, lugares que visitou, viagens que fez com amigos ou com a família, projetos fotográficos, blogagem coletiva, séries que gosta de assistir, wishlist de alguma loja que gosta muito, são tantas opções que é quase impossível faltar conteúdo, concordam? Então, quando achar que falta assunto, é só olhar em volta, rapidinho você vai encontrar inspiração.

Layout

Esse é um item delicado a ser comentado, pois cada blogueira tem um pensamento diferente. Porém tem alguns itens que não passam despercebidos, tais como: pop up para seguir no face, música de fundo que te assusta quando carrega o blog, letras piscando, banners mudando de lugar, vocês compreenderam não é mesmo? Nada melhor que o bom e velho layout clean, com menu de fácil acesso, assim você proporciona uma boa experiência para seus leitores.

Parcerias

Tem blogueiras que começam o blog hoje e amanhã já enviam e-mail para empresas procurando parceria, muita calma nessa hora né pessoas. Para conseguir parceiras você precisa ter público, saber qual é a faixa etária, além é claro de possuir seguidores nas redes sociais e que tenha uma certa interação. Se você não tiver seguidores, como irá anunciar um produto da loja parceira? Não tem como concorda? Você precisa escrever com carinho, cuidar do blog porque gosta e não pensando em ganhar produtos. Se este for seu único motivo, mais cedo ou mais tarde, você vai desanimar, faça por amor.

Comentários

Além de divulgar seu blog nas redes sociais, na sua cidade, em eventos que você participa, uma boa estratégia é visitar outros blogs, porém faça isso de maneira ética. Como assim? Várias de nós já recebemos comentários com 300 links não é mesmo? Ou então somente a frase “que lindo, segue de volta?”, ou pior, comentam algo que não tem nada a ver com o post (o que na minha opinião é pior), pois mostra que a pessoa quis te “enganar” 🙁 Então pessoal, quando for visitar o blog das coleguinhas, comente sobre o post de verdade, leia, mostre sua opinião mesmo se não concorda, afinal, nem todo mundo gosta de cor de rosa, não é mesmo? Deixe no máximo o link do seu blog para que a pessoa saiba onde te encontrar, mais que isso já é considerado publicidade gratuita no blog alheio.

Divulgação

Por último mas não menos importante vamos falar sobre a divulgação do blog. Muitas blogueiras ficam desesperadas para divulgar seu conteúdo, sendo assim poluem todos os grupos do facebook, além dos comentários de outras blogueiras pedindo ajuda, divulgando alguma dica interessante, e ao invés de divulgar acabam causando spam, e ninguém lê o post de ninguém. Uma coisa é certa, o objetivo de todas nós é fazer o blog crescer, torná-lo conhecido, aumentar as visitas, mas ficar causando spam em todas as redes sociais não é o melhor caminho. Acredito que se tivermos um bom conteúdo e divulgar de maneira correta com o tempo o blog vai crescer, basta ter paciência.

♥ ♥ ♥

Bom pessoal, essas foram minhas dicas, como disse no início não sou experiente, sendo assim, escrevi sobre as coisas que vejo diariamente, ok? E vocês, tem alguma dica especial para quem está começando neste mundinho de blogs? Comenta ali embaixo 😉

Beijos,
Érika

Rotaroots: 7 dicas para quem está começando

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook  Instagram  Twitter  Flickr  G+

Érika Monteiro
Post escrito por Érika Monteiro

Estudante de Administração, fotógrafa nas horas vagas. Tem como hobby assistir séries, filmes, ir ao cinema e ouvir música sertaneja. Tem um amor incondicional por flores.
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...